

O programa QualificaTur, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), alcançou resultados expressivos em Santarém, no oeste paraense. Na quinta-feira (25), 1.020 alunos receberam certificação de conclusão de cursos do programa, durante cerimônia realizada no Centro de Convenções de Santarém, que reuniu autoridades estaduais e municipais.
O programa tem como objetivo aprimorar habilidades profissionais voltadas ao turismo e à hospitalidade, promovendo a valorização da cultura regional, melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes e o fortalecimento do turismo como atividade estratégica para o Estado.
"Nosso compromisso é continuar qualificando e capacitando cada vez mais os profissionais do turismo. É fundamental que eles estejam preparados seja para conquistar uma nova oportunidade de trabalho, melhorar sua atuação ou fazer o próprio empreendimento crescer e aumentar a renda da família. Sabemos ainda que um turista bem recebido é um turista que volta, recomenda o destino e ajuda a fortalecer toda a cadeia do turismo”, afirmou o titular da Setur, Lucas Veira.
O secretário destacou ainda que o Pará não para de crescer. Há três anos, o estado registra crescimento de dois dígitos no turismo e em 2025, e obteve o maior recorde da história com 1.574.766 turistas, um aumento de 30,6% em relação a 2024. E esse crescimento chega também a Santarém, a Alter do Chão, destinos que encantam visitantes do Brasil e do mundo com suas belezas naturais.
"Santarém vive um momento muito importante, com investimentos do Governo como o Centro de Convenções, que vai ampliar a atração e captação de novos eventos, estamos próximos ao Sairé, uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. Com o aeroporto reformado e trabalhando para a ampliação da oferta de voos, vamos fortalecer a conectividade do município. Vamos continuar trabalhando, investindo no turismo, na qualificação das pessoas e no desenvolvimento da cidade, para que ela siga crescendo, gerando oportunidades e recebendo cada vez mais visitantes", sinalizou o secretário.
As capacitações foram realizadas entre os meses de novembro de 2025 e fevereiro de 2026 nos cursos de Agente Comunitária de Turismo, atendimento de Lanchonete, auxiliar de cozinha, Bartender e idioma de inglês, camareira, consultor de Turismo Responsável, gestão de negócios turísticos, culinária regional e condutor de Turismo de Base Comunitária, Instrutor de Elaboração de Roteiros Turísticos, marketing digital e gestão de Redes sociais para o Turismo, organizador de eventos, Panificação e Confeitaria, Petiscos Paraenses, inglês e espanhol.
Entre os formandos, está a aluna Fabrícia Pedroso, moradora da comunidade de Ponta de Pedras, um paraíso de água doce às margens do Rio Tapajós, localizada a cerca de 36 quilômetros de Santarém. Ela escolheu o curso de Instrutor de Elaboração de Roteiros Turísticos, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do turismo na região.
“Já moro em um destino turístico, então o curso vai aprimorar ainda mais os meus conhecimentos na área, já atuo no ramo de alimentação, mas me chamou muito a atenção essa capacitação, porque nossa comunidade Ponta de Pedras é vasta em atrativos turísticos, como Mirante, nossas rochas, temos lagos muito lindos, temos falésias, temos pessoas que trabalham com extração de óleos naturais da Amazônia. E o conhecimento que adquiri vai ser muito importante, porque posso aplicar no meu dia a dia, no meu trabalho e na minha comunidade. Então vai ser uma oportunidade enorme para mim”, disse Fabricia.
Já Amanda Arapiun, escolheu os cursos de espanhol, consultor de turismo responsável e agente comunitário de turismo. “Moro em uma comunidade no rio Arapiuns, onde trabalhamos com o turismo, com artesanato e grafismos. Minha função é apresentar nossa cultura, costumes, nosso conhecimento, ensinar nossas histórias e nossa identidade aos visitantes. Sou ribeirinha e indígena e acredito no poder do turismo de transformar nossas vidas”, pontuou.
Atualmente mais de 40 municípios paraenses têm capacitações do programa e mais de 6 mil pessoas vão ser qualificadas ainda em 2026. As próximas certificações serão no mês de julho em Breu Branco e Tucuruí.





