
A estudante Iolanda Paiva, de 16 anos, da Escola Estadual Magalhães Barata, foi selecionada para representar o Pará na etapa nacional do programa Jovem Senador 2026. A conquista é resultado de uma ampla mobilização coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que envolveu 15.228 estudantes da rede pública estadual na produção de redações. A Semana de Vivência Legislativa será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, em Brasília.
O processo de seleção ocorreu em diferentes etapas, passando pelas escolas, Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e pela comissão estadual, até o envio das três melhores redações ao Senado Federal, responsável pela escolha da representante paraense.
Na etapa estadual, foram avaliadas 366 redações. Cinco textos avançaram para a fase final de correção e três foram encaminhados ao Senado Federal. Além de Iolanda, Laiz Gomes Sacramento, da Escola de Tempo Integral Professora Placídia Cardoso, conquistou o segundo lugar estadual, enquanto Isabella Louise Silva de Araújo, da Escola Albanízia de Oliveira Lima, ficou com a terceira colocação.
O secretário de Estado de Educação em exercício, Júlio César Meireles, destacou o alcance da mobilização promovida pela rede estadual e ressaltou a importância do resultado. "Esse é um momento de muita felicidade para a Secretaria. Conseguimos superar a nossa meta, que era de 15 mil redações, e chegamos a 15.228. Hoje é o dia de celebrar a culminância desse primeiro momento", afirmou.
Conquista em dose dupla
Nesta quinta-feira (26), data em que completou 16 anos, Iolanda teve um motivo a mais para comemorar. Emocionada, a estudante disse que a conquista tornou o aniversário ainda mais especial e destacou o apoio recebido da escola e da família ao longo da trajetória.
"Hoje é meu aniversário e estou comemorando de uma forma diferente, com essa conquista que é muito importante para mim. É um orgulho para a minha escola e muito gratificante estar aqui hoje. Agradeço à minha professora, que me incentivou a escrever a redação, ao meu diretor e, principalmente, à minha família, à minha mãe e à minha avó", declarou.
A estudante contou que utilizou diferentes referências para construir o texto vencedor. "Foi um processo que exigiu muito repertório. Eu gosto de filosofia e relacionei o tema deste ano com os pensadores sofistas da Grécia Antiga. Também utilizei uma obra cinematográfica para iniciar a introdução", explicou.
A conquista também foi celebrada pela avó da estudante, Dona Conceição, que destacou a dedicação da neta aos estudos. "Eu acompanho a Iolanda desde que ela nasceu. Sempre procuramos oferecer o melhor para ela, principalmente na educação. Ela sempre estudou em escola pública e nunca precisou ser incentivada a estudar, porque gosta de aprender. Tenho muito orgulho dela. É uma neta cheia de qualidades e um presente que Deus me deu", afirmou.
Formação e protagonismo
O resultado também evidencia o trabalho desenvolvido pelas escolas da rede estadual no incentivo à produção textual e à formação dos estudantes.
A professora Suene Freitas, da Escola Albanízia de Oliveira Lima, que acompanhou a estudante classificada em terceiro lugar estadual, ressaltou que a preparação faz parte da rotina pedagógica da unidade. "Acompanho os alunos desde o primeiro ano do ensino médio. A Isabella foi acompanhada durante todo esse percurso, assim como outros estudantes que participaram da seleção e desenvolveram suas habilidades de escrita", disse.
Segundo a docente, o preparo para concursos e exames é permanente. "Os alunos estudam desde o primeiro ano a matriz de redação do Enem, conhecem as cinco competências avaliadas e desenvolvem essas habilidades ao longo do ensino médio", acrescentou.
A diretora da Escola de Tempo Integral Professora Placídia Cardoso, Rita Costa, também comemorou o desempenho da estudante que conquistou o segundo lugar estadual e destacou o papel da educação integral na formação cidadã. "É uma grande satisfação ver nossa escola entre as três melhores redações. Nossa aluna se preparou, se dedicou e conquistou esse resultado", afirmou.
Para a gestora, o programa fortalece o protagonismo juvenil. "A escola de tempo integral busca formar jovens protagonistas, críticos e conscientes. O tema deste ano, sobre democracia nas redes sociais, estimula o pensamento crítico, o respeito e a responsabilidade", destacou.
Vivência no Senado
Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes selecionados de todo o país participarão de atividades que simulam o funcionamento do Poder Legislativo. A programação inclui posse como jovens senadores, eleição da mesa diretora, debates em comissões temáticas, apresentação de projetos e votação de propostas legislativas. As sugestões aprovadas poderão ser encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.
Texto: Amanda Castro - Ascom/Seduc





